Home
ATENDIMENTO ON-LINE DURANTE A PANDEMIA
O que é?
História da Gravidez Ativa
Kiki Faria - fundadora
Mídia
Matérias
Vídeos
Galeria de Fotos
ATENDIMENTOS
Qual é o seu momento?
Estou grávida!
Tive meu bebê e quero voltar a treinar.
Quero personal trainer, mas não estou grávida
Quero ficar grávida e me preparar.
Cursos para Gestantes em empresas
Cursos para Educadores Físicos
 
 
Artigos & Informações
O que é uma doula?

O que é uma doula? 


Doula

Texto: Daniela Andretto, Gestamater (Parceira Gravidez Ativa)

 

Doula: orientação e acompanhamento do ciclo gravídico-puerperal: gestação, parto, nascimento e puerpério (pós-parto).

 

O Que é uma Doula?

A Doula é uma mulher que ajuda outra mulher em todo o processo de parir. Sua atuação pode ser desde o início da gestação, até posteriormente ao nascimento, ajudando-a e  confortando-a neste etapa tão especial da vida, em receber um novo ser. A palavra Doula é uma palavra antiga, que vem do grego e significa “aquela que serve”; Sua  principal atuação e filosofia no atendimento é a de dar suporte e apoio à mulher, oferecendo-lhe cuidado contínuo, zêlo, nesta experiência tão forte e cheia de emoções que é o de “dar à luz”.

O acompanhamento da Doula à mulher é feito de maneira muito especial, e individualizado. Pode ser desde um atendimento, até quantos a mulher considerar iimportante para sí. Cada encontro, cada atendimento, é repleto de troca de informações, sentimentos, auto-conhecimento…, e cabe à mulher a e à sua Doula decidirem juntas como querem que estes se realizem. Não existe uma única maneira destes encontros acontecerem. Podem ser em locais distintos: em casa, em um parque, em um café, em consultório…, mas, o mais importante é que a mulher escolha um local onde se sinta à vontade e tranquila para perguntar o que quiser, trocar ideia, relaxar, receber uma massagem…É um momento especial para a mulher e todos que a acompanham nesta fase importante de sua vida

Observação: A Doula não realiza procedimentos técnicos, médicos, com a gestante; não receita qualquer medicação, ou exames.

  • Estudos demonstram que o suporte contínuo  oferecido por uma doula a no parto pode reduzir:
    • Em 50% as taxas de cesárea;
    • Em 40% os parto a fórceps
    • Em 60% os pedidos de anestesia peridural;
    • Em 40% outros medicamentos para dor;
    • Em 25% a duração do trabalho de parto;
    • Em 50% a necessidade de ocitocina, entre outros.

 

Atuação da Doula

A Doula pode atuar em diversas situações: tira dúvidas à respeito dos tipos de parto; prepara a gestante, fisicamente e emocionalmente para o momento do parto e nascimento, seja ele parto normal ou cesariana. Apoia e dá ajuda prática para os momentos subsequentes ao parto e primeiros cuidados com o bebê.

 

Doula durante a gestação: a Doula pode acompanhar a mulher durante a sua gestação, oferecendo-lhe apoio, um espaço para suas dúvidas e expectativas, relaxamento através de massagem. A doula oferece à mulher um momento só dela, para que possa usá-lo da maneira que quiser.

 

Doula durante o trabalho de parto e nascimento: a Doula busca encontrar a melhor maneira de ajudar a mulher e sua família nesta etapa, oferecendo-lhe conforto, massagem para relaxamento específica para o trabalho de parto,  ou alívio das contrações. Cada mulher é única em sua experiência de dar à luz e a atuação da Doula está plenamente associada ao seu desejo e à percepção do que ela necessita naquele momento.

A Doula também pode também traduzir em linguagem simples os acontecimentos  e modificações ligadas ao trabalho de parto, parto e nascimento; Conforta e auxilia o pai (e/ou acompanhante da escolha da mulher)  durante todo o trabalho de parto, parto e nascimento, ajudando-o(a) a ser  e sentir-se ativo(a) no processo de nascimento de seu filho, contribuindo assim para sua vinculação.

 

Doula  no pós-partoA Doula no pós-parto pode atuar de diversas maneiras; esta ajuda prática pode ser no atendimento domiciliar diurno ou noturno, oferecendo ajuda prática no cuidado com o bebê,  servindo de suporte à mulher, oferecendo apoio em suas dúvidas, enquanto recupera algumas horas de sono. O puerpério é um momento onde a mulher deva sentir-se apoiada e confiante sobre sua função materna, e como Doula, vejo esta atuação como um reforço e incentivo à suas capacidades e desenvolvimento delas.

 

Doula na Amamentação: algumas Doulas tem experiência com amamentação e podem auxiliar neste primeiro momento. (qualquer dúvida procure um profissional especializado em aleitamento materno)

 

 

Valores e Fonte: GestaMater Apoio à Gestação e Maternidade

 

Este conteúdo é de uso exclusivo da Gestamater, qualquer uso-cópia que não seja referenciada a fonte, será cabível de Punição Legal.

Fonte: www.gestamater.com.br 

Fonte: www.gestamater.com.br
 
 
 
 
GRAVIDEZ ATIVA - - WhatsApp: 11 976 556 336
Desenvolvido por Tudonanet